terça-feira, 11 de outubro de 2011

Duas Marés

As marés são movimentos das águas do mar orientados pela força da lua. Elas sobem e descem fazendo com que percebamos o mar com asua vida própria. Iemanjá é a Senhora das águas. Oxóssi é regido pela lua. E nesta história toda, Oyá-Iansã dança com seus ventos no território da lua e agitando os mares.

Vércia Gonçalvez e Carlos Barros se conhecem há mais de dez anos e suas trajetórias seguem fluxos bem particulares. Vércia começou sua carreira em 2001, ao lado de Carlos Barros e Déia Ribeiro no coletivo cultural Bando de Uns, centrado em vozes e arranjos minimalistas de violões e percussões. Saiu da Baía, transitou pelo samba-de-roda e pelas tradições mais populares da música brasileira, ampliando as utilizações de sua bela voz de contralto e encantando ouvintes atentos ao novo.

Carlos Barros começou a cantar em 1997 e, no Bando deUns, pôde experimentar vários momentos de prazer e aprendizado ao lado deVércia. Gravou o primeiro disco em 2009 – Cantiga vem do Céu – em que construiu um discurso sobre a identidade brasileira na música popular através dasmatrizes baiana e carioca.

Hoje, de volta à cidade da Baía, Vércia Gonçalves traça seu caminho ampliando seus horizontes estéticos ainda mais e buscando sonoridades e cores de fortes matizes para aplicar ao seu canto. Carlos Barros conclui o ciclo de Cantiga vem do Céu com o DVD recentemente gravado e apontapara novos projetos de carreira.

Os dois intérpretes, resolvendo comemorar dez anos de amizade pessoal e musical, agora se reúnem para trocar energias de suas marés.

Luas pessoais.
Orixás pessoais.
Caminhos pessoais.

Baianos e universais, Vércia Gonçalves e Carlos Barros trazem para o público uma reunião de canções que formam suas trajetórias e releituras para obras que compõem a riqueza da música popular brasileira, nesteespetáculo intitulado DUAS MARÉS.

Como dizia Caymmi: o Mar quando quebra na praia é bonito...

Ouçamos o som das marés de Vércia Gonçalves e CarlosBarros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário